Caderno Fictício: Doctor Who e o Diário de River Song

Um diário viaja no tempo e pode nos fazer viajar também, ao lermos as memórias do passado e escrevermos planos para o futuro. Mas e se um diário fosse escrito por um viajante do tempo em suas aventuras? Esse é o caso da personagem River Song, na série Doctor Who.

Doctor Who: Viagem ao Passado e ao Futuro

Só o ato de assistir Doctor Who já é uma viagem ao passado e ao futuro. A série conta a história das viagens da TARDIS, que é uma máquina do tempo pilotada pelo Doctor, um Senhor do Tempo (raça extra-terrestre originária do planeta Gallifrey). A série clássica de Doctor Who estreiou na TV britânica em 1963, durou até 1989. Em 2005, foi ao ar o piloto da nova versão da série, que está no ar até hoje e é um sucesso no mundo inteiro, inclusive no Brasil.

Diário-Doctor Who-Fictício-Bodoque

Durante suas aventuras, várias pessoas passam pela vida do Doctor e o acompanham, temporariamente. Entre elas, está River Song. River é uma viajante do tempo e companhia eventual nas aventuras do Doctor – das quais guarda carinhoso registro. Esse registro é um diário, que relata os momentos vividos e as descobertas feitas nas aventuras da TARDIS.

O Diário de River Song

(Esta seção contém spoilers da 4ª temporada em diante da série de 2005)

Como viajantes do tempo independentes, os acontecimentos da vida não se dão na mesma ordem para River e o Doctor. E esse fato cria situações muito inusitadas. Em cada um de seus encontros com o Doctor, River compara o que já registrou no diário com o que o Doctor conta de suas aventuras. Dessa forma, ela consegue saber em que ponto da linha do tempo dele ela se encontra.

O diário de River foi dado de presente a ela pelo Doctor, em uma das primeiras vezes que ela o vê. Nesse momento, River é jovem e não sabe muito bem quem ele é, mas ele a reconhece como sua esposa e companheira. Com o tempo, River descobre o que o Doctor já sabia quando deu o diário a ela: que suas linhas do tempo funcionam quase como opostas. Ou seja, com exceções, em cada momento futuro de River, ela vai em direção ao passado do Doctor – e seu último momento com ele é o primeiro dele com ela. Sendo assim, em quase todos os encontros, River possui nas mãos um livro que conta o futuro de seu marido. Desse fato, veio o bordão da personagem, ‘Spoilers!’, dito por ela todas as vezes que o Doctor tenta espiar o diário.

Diário-Doctor Who-Fictício-Bodoque

O diário de River, além dos registros das aventuras com o Doctor, também contém outras informações. A TimeLady registra também informações úteis sobre raças alienígenas, instruções sobre a TARDIS e descobertas de pesquisas.

O diário é feito em brochura, com encadernação francesa. A capa é dura, revestida e imita, de forma minimalista, os padrões da parte externa da TARDIS. O miolo é feito em papel amarelado, que se desgasta intensamente com o uso e as viagens de River.

O último encontro de River com o Doctor se dá na Biblioteca, um planeta construído artificialmente no século 50. Ele é composto por prédios enormes com estantes que guardam todos os livros já publicados ‘in all of time and space’. Esse encontro, que é o primeiro dele com ela, é o último registro do diário. Terminado, o diário, exemplar único, já muito castigado, é deixado em uma das prateleiras. E quem sabe no futuro não consigamos lê-lo?

————————————————————————————————————-

Gostou do post e quer continuar sabendo curiosidades sobre os cadernos da ficção? Acompanhe nossa coluna Cadernos Fictícios aqui no blog! De quinze em quinze dias, às sextas ou sábados, trazemos uma dica pra você!

Se você ficou com vontade de manter um diário para registrar os encontros mais incríveis da sua vida, dê uma olhada na nossa loja e escolha o caderno que faz mais o seu estilo!

Confira mais conteúdos sobre Doctor Who e muitas outras séries na Revista Pixel TV, blog de séries parceiro da Bodoque!

Caderno Fictício: Doctor Who e o Diário de River Song
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *