Caderno da Semana: Cultura Pop, por Gabriel Patrocínio

Desde os anos 60, o mundo vive um período de desenvolvimento tecnológico no âmbito da comunicação intenso e constante.  Deste modo, popularizou-se o acesso a mídias como música e cinema em todas as partes do mundo. A partir dessa popularização, teve origem o que chamamos de Cultura Pop.

A Cultura Pop consiste em “um tipo de arte que tenta reproduzir ícones dos meios de comunicação, em uma época que coincide com o auge do cinema e da televisão e com a explosão de certas bandas e artistas”. A definição é do especialista em cultura, Martin Feijó. O Pop é composto de produtos culturais que buscam ser reproduzidos e reconhecidos em sua imagem, não em sua realidade – como é o caso de outros movimentos artísticos.

Dentro do universo da Cultura Pop, existem várias formas de expressão diferentes, como livros, filmes, séries de TV, vídeo-games, entre outras produções. Essas produções pop são, atualmente, as mais anunciadas no mercado cultural, tendo suas representantes em cada nicho. Na música, os maiores representantes dessas produções são os ídolos pop. No cinema, os filmes blockbuster (de super-herói, de grandes estúdios). Na TV, as séries fictícias (sitcoms e alguns dramas). Nos vídeo-games, jogos online multi-player e jogos clássicos de empresas como a Nintendo são os carros-chefe.

É inegável que todos nós somos fãs de Cultura Pop – nem que seja só um pouquinho. Todo mundo tem um super herói favorito ou uma série que ama, não é mesmo? Foi pensando nisso que a Bodoque, em parceria com o designer Gabriel Patrocínio, criou uma linha de cadernos que é perfeita pra quem também adora o pop!

Cultura Pop em Caderno

A linha “Bodoque por: Gabriel Patrocínio” reúne cadernos com artes de cultura pop, mas que não perdem seu aspecto artesanal. Tanto nas versões A5 quanto A6, o miolo é composto por 128 páginas de papel reciclado.  A encadernação é brochura, e as costuras são lineares, feitas e acabadas à mão. As capas são feitas em papel perolado, colorido. E as artes…

Bodoque Cultura Pop Stranger Things
por: Brenda Marques

As artes das capas seguem o estilo minimalista – uma vertente do campo de pesquisa em arte que ganhou destaque no universo pop nos últimos anos. Elas retratam personagens e símbolos de filmes, séries e jogos que estão no coração de todo mundo. Na nossa loja, estão disponíveis dez artes diferentes. Entre elas, estão os temas das franquias Mario Bros., World of Warcraft, Batman, Vingadores e da série Stranger Things. Além dos disponíveis na loja virtual, em breve teremos artes de franquias como Adventure Time, Dragon Ball, Senhor dos Anéis, The Legend of Zelda e Star Wars.

Esses caderninhos são perfeitos pra você demonstrar o quanto você é fã e carregar seu personagem favorito por aí!

Gostou? Corre lá na nossa loja e adquira já o seu! E fique ligado para os próximos lançamentos da Bodoque! Quem sabe o seu personagem favorito não vira capa?

Caderno da Semana: Cultura Pop, por Gabriel Patrocínio
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *