Vencedores Concurso Cultural Bodoque – Lucaz Mathias: Cão

 

A Bodoque realizou no dia 01 de fevereiro de 2018, um concurso cultural para selecionar cinco artistas cujas ilustrações estampariam séries exclusivas das encadernações do atelier. Foram selecionados 05 artistas entre 339 inscritos, onde foram analisados critérios como composição, coerência, execução e criatividade.

Pra você conhecer um pouco mais sobre os artistas, a Bodoque fez uma série de entrevistas que inauguramos com o Lucaz Mathias, o Cão. Lucaz é um artista gráfico observador e minucioso, que se apropria de tudo que toca sua percepção para utilizar como matéria prima para construir seu trabalho. Acompanhe a entrevista que a Bodoque fez com ele e conheça um pouco mais sobre seu trabalho.

LUCAZ MATHIAS, 36

Pouso Alto – MG. Formado em Publicidade e Propaganda, pós graduado em Marketing e Design Gráfico.

 

Bom, meu nome é Lucaz Mathias, mas muita gente me conhece como Cão que, apesar de muitas especulações, vem de LuCÃO. Sou natural de Pouso Alto, uma cidade bem pequena no interior de Minas. Sou formado em Publicidade e Propaganda, pós graduado em Marketing e Design Gráfico, mas, me considero eternamente autodidata e, principalmente, observador.

Como foi receber a notícia de ser selecionado no concurso da Bodoque?

Não costumo participar de concursos, principalmente por não ver muita coerência no julgamento – isso acontece muito na área do design.  Entrei no concurso da Bodoque de última hora, depois de ver a qualidade dos cadernos e dos materiais. Com tudo isso, fiquei muito surpreso por uma das minhas artes ter ficado em primeiro. Além de surpreso, a alegria do reconhecimento é sempre imensa.

Quando você percebeu um interesse especial para trabalhar com as artes? 

Arte não entrou na minha vida como uma descoberta, mas como uma continuidade de uma infância lúdica, livre e sem pré conceitos. Minha mãe sempre nos manteve focados em se divertir e, me divertindo, acabei inundado por traços, cores e letras, desde sempre. Sempre digo que não escolhi trabalhar com design e arte visual, apenas continuei fazendo o que já fazia enquanto era criança.

O que te inspira, como artista, a continuar produzindo? Do que você se “alimenta” esteticamente?

Pode parecer clichê, mas me inspiro no que eu vejo. Movimento, barulhos, silêncio, presença, ausência.  Qualquer coisa do meu dia tem um potencialidade imensa para se tornar imagem.

Quais temas te atraem mais na hora da criação?

A liberdade e a comunidade são coisas que sempre busco representar.

O você é capaz de dizer sobre o seu trabalho como artista?

Primeiramente não costumo me definir como artista, acredito mais na minha posição como um operário visual, transformando referências em novas imagens que possam ser acessadas e re-utilizadas por todos.

O que o seu trabalho é capaz de dizer sobre você?

Não da pra esconder dentro do meu trabalho de onde eu vim e pra onde, naquele momento, eu achava que deveria ir.

De onde veio o gatilho para criar o trabalho que foi contemplado no concurso?

A estampa “Penas” saiu de uma encomenda de uma amiga.  Ela me pediu uma pena caligráfica que demostra-se toda criatividade do ato de escrever. A ilustração original foi criada partir de muitas linhas e cores, que demostram todos os caminhos possíveis na literatura.

O que você acha do mercado das Artes para quem trabalha como ilustrador hoje em dia?

De um lado temos um mercado cruel, onde o trabalho criativo como um todo é sub valorizado. De outro lado temos a possibilidade de expandir infinitamente o alcance do nosso trabalho com a internet. É um jogo, e como todo jogo, além do talento e esforço, sempre precisamos contar com a sorte para encontrar pessoas que realmente valorizem esse tipo de trabalho.

Está ansioso para ter em mãos o caderninho com sua arte na capa?

Opa e como! Já tem gente me cobrando o caderno desde o dia que o resultado saiu!

Gostou do trabalho do Lucaz?

Visite seu site: estudiocao.com.br, e o siga no Instagram @estudiocao para acompanhar seu trabalho ou fazer algum contato profissional.

Você pode comprar os caderninhos Lucaz na loja Virtual da Bodoque através do link:

https://www.cadernosbodoque.com.br/buscar?q=lucaz

 

Vencedores Concurso Cultural Bodoque – Lucaz Mathias: Cão

Uma opinião sobre “Vencedores Concurso Cultural Bodoque – Lucaz Mathias: Cão

  • 21 de julho de 2018 em 11:07
    Permalink

    I simply wished to say thanks again. I am not sure the things that I might have implemented without the concepts discussed by you about that subject matter. This has been a frustrating situation for me, nevertheless spending time with this skilled tactic you processed that made me to weep over joy. Now i am happier for this assistance and then hope you know what an amazing job you have been carrying out training some other people all through a web site. Most probably you have never encountered any of us.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *