Percorrendo diversos temas relacionados ao contexto político brasileiro, diversos temas sobre arte e cultura buscam instigar reflexões sobre quem de fato pensa ou define o que deve ser entendido como arte ou cultura.
Através de acontecimentos factuais, o autor faz um exercício de escrita para levantar questões importantes sobre as discussões sobre o tema, sempre buscando encontrar um linguagem de fácil compreensão sem esvaziar o conteúdo das discussões.
Sinopse:
Ensaios sobre arte e cultura reúne escritos publicados pelo artista, curador e gestor cultural Frederico Lopes, ao longo dos últimos 4 anos coordenando as atividades da Revista Trama Bodoque. No livro, o autor busca, através de exercícios de escrita, construir pontes de acesso entre discussões sobre arte e cultura através da simplificação da abordagem, sem o esvaziamento do conteúdo. Durante os anos coordenando a revista Trama, o autor produziu ensaios com o objetivo de investigar caminhos para introduzir is leitores em temas discutidos academicamente de maneira simples e instigante.
Sobre o autor:
Frederico Lopes é artista, curador, educador, e gestor cultural. É graduado em artes pela UFJF, especialista em gestão cultural pela FAGOC. Atuou no setor de curadoria e expografia do Museu de Arte Murilo Mendes de 2013 a 2017. Integrou a equipe de implementação do Memorial da República Presidente Itamar Franco, onde também atuou na curadoria e na coordenação da divisão de educação até 2021. É fundador da Instituição Cultural Bodoque Artes e ofícios (2012), da Revista Trama (2019), do Museu de Artes e Ofícios de Juiz de Fora (2020) e do ARTELAB/ 2020. É membro do Conselho Curador do MRPIF e suplente da vice-presidência do Conselho Municipal de cultura na cadeira de artes visuais. Também atua como designer na editora Harper Collins.
A Bodoque é um atelier especializado em encadernações artísticas, cadernos artesanais personalizados e Restauro de Papel. Compreendemos o pensamento como a expressão mais palpável do espírito humano, e o registro gráfico como a única ferramenta capaz de trazer para o mundo material, o que pode ser tocado apenas pela imaginação. Quando nos dedicamos a confeccionar um caderno artesanal na Bodoque, consideramos que todas as pessoas passam pelo intrigante processo de traduzir suas vivências em traços e palavras