FOTOGRAFIAS QUE ATRAVESSAM UM LIVRO
O livro Ludus, do fotógrafo Ale Ruaro, é uma espécie de road trip, que atravessa o deserto até o litoral do Chile, O autor estrutura sua narrativa visual através de duas abordagens da representação da paisagem: por um lado, ele retoma as vistas topográficas e, por outro, ele aborda a paisagem alterada pelo homem. Ruaro evoca assim o caráter transcendente da natureza, sua dimensão temporal e também os rastros da presença humana nesse território. Publicado pela Editora Bodoque, conta com texto do curador Eder Ribeiro e edição de imagens de Fernando Costa Netto.
SOBRE O FOTÓGRAFO
Fotógrafo desde 1996, Ale Ruaro tem se dedicado nos últimos 3 anos aos retratos quase que exclusivamente. Sempre em preto e branco, suas imagens são construídas, sobretudo, em parceria com os fotografados, criando uma harmonia entre o rosto registrado e a luz que o lambe. As fotografias de Ale têm na iluminação contrastada e densa uma das suas características mais marcantes, fazendo os rostos ganharem contornos à la pintores holandeses, como Vermeer e Rembrandt. Ale fotografa pessoas do seu tempo com o olhar suave, amoroso e solidário de um artista do século XVII.
Biografia de Ale Ruaro por Paulo Marcos de Mendonça Lima.
A Bodoque é um atelier especializado em encadernações artísticas, cadernos artesanais personalizados e Restauro de Papel. Compreendemos o pensamento como a expressão mais palpável do espírito humano, e o registro gráfico como a única ferramenta capaz de trazer para o mundo material, o que pode ser tocado apenas pela imaginação. Quando nos dedicamos a confeccionar um caderno artesanal na Bodoque, consideramos que todas as pessoas passam pelo intrigante processo de traduzir suas vivências em traços e palavras